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ABMES promove seminário especial na celebração de 42 anos

07/08/2024 | Por: ABMES | 744

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou, nesta terça-feira (06), um seminário especial em comemoração ao seu aniversário de 42 anos. O evento híbrido foi dividido em três momentos, homenagens, lançamentos e um debate sobre empreendedorismo e inteligência artificial na educação superior.

Em parceria com a MetaRed X, rede colaborativa de unidades e escritórios de empreendedorismo de instituições de ensino superior brasileiras, promovida pelo Universia e Santander Universidades, e o Instituto Êxito de Empreendedorismo, foi lançado uma pesquisa que acompanha a prática de empreendedorismo nas IES pelo olhar da academia, seus professores, estudantes e gestores. Para tanto, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, apresentou os principais resultados do levantamento.

Segundo levantamento, quase 90% das IES pesquisadas oferecem a disciplina na matriz curricular e 50% dispõe de núcleo ou escritório de práticas sobre o tema. A oferta ainda é recente: a maioria (53,3%) oferece apoio aos projetos há até dois anos, enquanto 21,3% informaram promover a prática de 2 a 5 anos, e 22,7%, há mais de 5 anos. “É uma iniciativa recente e há muito a expandir e aprimorar. Apesar de muitos núcleos serem multidisciplinares, mais de 66% estão vinculados ao curso de administração”, descreveu Niskier.

A boa notícia é que 71% das IES consultadas informaram que há um ecossistema favorável para o desenvolvimento do empreendedorismo na região em que atuam. “Além disso, há uma grande possibilidade de autofinanciamento para as propostas em vigor que podem ampliar a atuação e incentivar o empreendedorismo nas instituições”, afirmou Celso. A publicação completa está disponível aqui.  

Para colaborar com a criação da cultura de promoção do empreendedorismo, a Unesco foi convidada para o debate.  Maria Rebeca Otero, coordenadora de Educação da entidade, comentou sobre as ações direcionadas a esse propósito. Na oportunidade, ela comentou sobre a relevância do tema nos objetivos de desenvolvimento humano dos jovens, tendo em vista que cerca de 60% deles estão desempregados ou subempregados em todo o mundo. “Para a Unesco, a educação empreendedora ajuda os jovens a desenvolver habilidades favoráveis ao emprego, de ter um trabalho decente, além de promover as habilidades de criatividade, inovação e pensamento crítico”. Rebeca também compartilhou o e-book “Lições para empreendedorismo para o alcance de uma educação emancipadora: guia do professor” aos participantes. 

Completando o debate, Hiran Costa Rabelo, diretor da UniAtenas, localizada em Paracatu (MG), comentou como o incentivo ao empreendedorismo tem ocorrido na prática em sua instituição. “O efeito empreendedor no interior é ainda mais forte e impactante do que em grandes cidades, como Brasília. Tratamos o tema de forma transversal e percebemos que, em nossa cidade, há impacto muito forte e significativo em diversas áreas e na vida das pessoas”, afirmou.

IA na Educação Superior

A manhã na ABMES também teve espaço para debater sobre a Inteligência Artificial na Educação Superior, com a apresentação de uma pesquisa realizada em parceria com a Educa Insights. As novas tecnologias no ambiente acadêmico são um investimento essencial nas instituições de ensino tendo em vista que 80% dos estudantes que participaram do levantamento afirmou que conhecem as principais ferramentas, como ChatGPT e Gemini e, destes, 71% garantiram que são usuários frequentes das soluções na rotina de estudos.

Em comparação com o primeiro levantamento, realizado há um ano, houve um aumento de 11% na quantidade de universitários e futuros universitários que afirmaram conhecer ferramentas de IA e de 18% naqueles que fazem uso frequente na vida acadêmica. Para 91%, o uso é semanal ou diário.

Na avaliação de 56% dos participantes, as ferramentas estão cada vez mais confiáveis em atividades acadêmicas a ponto de 84% considerarem que, futuramente, a IA poderá substituir parcialmente a atuação dos professores em sala de aula, seja na estruturação das aulas ou no auxílio à correção dos trabalhos e provas.

Mérito ABMES da Educação Superior

Em 2024, a ABMES entregou a comenda de Oficial da Ordem do Mérito da Educação Superior a três personalidades importantes para educação brasileira: Camilo Santana, ministro da Educação, Marlova Jovchelovitch, diretora da Unesco Brasil, e Hiran Costa Rabelo, diretor da UniAtenas e membro do Conselho de Administração da Associação. Marlova agradeceu o reconhecimento e reforçou a importância da missão da Unesco em prol de uma educação equitativa e de qualidade. "Sempre é muito gratificante receber qualquer tipo de reconhecimento público pelo trabalho que, primeiro, que a Unesco faz na área da educação e, depois, eu, como diretor, posso fazer. Trabalhamos incessantemente para não deixar ninguém para trás, incluir a todos. Começando pela educação e pensando na universalidade e indivisibilidade de todos os direitos humanos para que as pessoas possam ter uma vida digna plena”, afirmou.

Hiran ressaltou sua trajetória na educação como empreendedor em Paracatu (MG), sede da UniAtenas, e descreveu as mudanças no município depois da abertura de cursos superiores, como de Medicina. “É um reconhecimento que ultrapassa minhas expectativas e me enche de orgulho. Este mérito não é apenas meu, mas de todos aqueles que ao longo dos anos estiveram do meu lado colaborando e inspirando cada passo da jornada que trilhei na educação superior”. O ministro não pode comparecer à entrega, que será feita em outra oportunidade. A lista de todos os agraciados pode ser conhecida aqui.

Lançamentos

Na ocasião, foi anunciada a versão 2.0 da assistente virtual da ABMES, a SofIA. A tecnologia foi atualizada com as expertises do ChatGPT 4, com respostas e interações mais assertivas e eficientes não só por escrito, mas também por áudio.