Reconhecida como importante entidade do setor educacional, a ABMES atua junto ao governo, em especial o Ministério da Educação, na defesa dos interesses legítimos das instituições educacionais. A Associação é sinônimo de qualidade e trabalho. A marca de assinatura remete aos valores apregoados em todas as ações que congrega.
Criada para representar os propósitos da ABMES, o logotipo tem como base de estudo a etimologia da palavra manter: do latim manutere, que significa ter na mão. A proposta é fazer uma alusão ao termo “Mantenedoras”, palavra alicerce do nome “Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior”.
Entrelaçadas, as mãos correspondem à articulação entre mantenedoras e mantidas, traduzindo assim a natureza colaborativa da entidade. A simetria e a tonalidade degradê conferem movimento, profundidade e caráter institucional. A cor verde favorece a memorização e, a estrutura geométrica, assinala racionalidade e organização.
A ABMES é detentora exclusiva do uso e comercialização de suas marcas. Os registros protegem o símbolo (registro de marca figurativa) e os nomes “ABMES” e “Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior” (registro de marca mista). A utilização sem autorização prévia das marcas é expressamente proibida e deve ser comunicada à Associação por meio do e-mail abmes@abmes.org.br.
Os manuais de identidade visual da ABMES estão disponíveis para download nos links abaixo:
Selo dos 20 anos Ano 2002 |
Selo dos 25 anos Ano 2007 |
Selo dos 30 anos Ano 2012 |
Selo dos 35 anos Ano 2017 |
As três primeiras marcas da identidade visual da ABMES foram feitas “artesanalmente”, sem preocupação com formas e conceitos, mesmo quando da mudança de ABM para ABMES.
O crescimento das atividades da Associação demandou a busca de uma identidade visual que demonstrasse com clareza os propósitos da entidade. Assim, a diretoria lançou em 1997 um edital para o concurso de uma nova marca. Foram apresentadas 99 propostas entre arquitetos, designers, professores e estudantes de todo o Brasil.
No dia 24 de outubro de 1997, a Comissão Julgadora designada para avaliar os trabalhos reuniu-se na sede da ABMES. Após a análise do grupo, venceu a proposta apresentada pelos arquitetos Marisa Cobe Maass, Matheus Gorovitz, ambos arquitetos e professores da Universidade de Brasília (UnB), e Frederico Barbosa Júnior, à época, estudante do curso de Arquitetura da UnB.
As menções honrosas foram concedidas aos designers Andréia Alcântara (Vollmer Design, Diadema/SP) e Fernando Rabello Costa (Brasília/DF).
1º Lugar
Criação: Marisa Cobe Maass, Matheus Gorovitz e Frederico Barbosa Júnior.
Defesa: De acordo com Marisa e Matheus, a imagem adotada de uma mão faz alusão à etimologia da palavra manter, da qual se origina o termo “mantenedora”. Do latim manutere, significa ter na mão. Entrelaçadas, as mãos correspondem à articulação entre mantenedoras e mantidas. Dessa forma, traduzem a natureza da entidade não no sentido paternalista, mas sim de mútua colaboração da qual resulta a comunhão desejada. A simetria e a modulação conferem o necessário caráter institucional, além de favorecer a memorização; o esquema geométrico, ao reunir as partes constituintes num sistema, assinala a racionalidade que distingue, quando corretamente orientada, a organização educacional.
2º Lugar
Criação: Andréia Alcântara
Defesa: A construção da marca para a ABMES, de acordo com Andréia Alcântara, tem como principal enfoque a parceria e a ação coletiva entre as mantenedoras e as instituições mantidas, bem como a preocupação em preservar a confiança mútua entre o Estado e as instituições. Para dar ênfase essas questões, tornaram-se como principais os seguintes símbolos: uma pessoa e um livro. Num primeiro momento, o grafismo não destaca tais símbolos, cujas formas aparecem com sutileza, alcançando um resultado gráfico mais elaborado, mais conceitual do que propriamente figurativo. A pessoa representa a parceria, a coletividade e a confiança; o livro representa as mantenedoras e as instituições. A pessoa lendo um livro, atitude comum nas escolas, demonstra que as atividades da Associação privilegiam o ensino.
3º Lugar
Criação: Fernando Rabello Costa
Defesa: Fernando Rabello Costa explica na memória descritiva de seu trabalho que a solução foi encontrada pela geometrização. A logomarca completa foi construída dentro de retângulos áureos, o que possibilitou unir, de maneira estável, cada uma das partes dentro de um todo e tornar a malha construtiva extremamente simples. Cada uma das partes individualmente direciona o olhar do observador a uma diagonal ascendente que termina no símbolo. O símbolo por sua vez tem como imagem recorrente um cubo compartimentado, ou seja, um tijolo, uma construção, que faz alusão à estruturação e à organização – temas básicos no trabalho de uma associação. Graficamente, o símbolo se utiliza de vários triângulos e um trapézio que, sugerindo setas, aponta incisivamente para o centro do bloco formado pela assinatura e pela sigla. O conjunto sugere estabilidade, harmonia e movimento que, em última análise, são os ideais que norteiam a ação de uma associação.
Para celebrar os 30 anos de existência da ABMES, a diretoria recomendou que Marisa Cobe Maass e Matheus Gorovitz, criadores da marca original, que elaborassem um redesenho do logotipo, preservando a concepção da proposta original.
O novo logotipo apresentado mostra as mãos em forma de concha, acolhedoras, sugerindo um movimento de dádiva e colaboração.
Marca antiga |
Nova Marca |
Simone Silva
Coordenadora de Relacionamento
(61) 3961-9832
Márcia Marques
Consultora de Relacionamento
(61) 9 9117-7849
Dalliane Sales
Analista de Relacionamento
(61) 9 9637-1584