Detalhe

11ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular bate recorde de adesão

01/10/2015 | Por: ABMES | 1591

A 11ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular ano após ano bate novos recordes. Em 2015, mais de 700 Instituições de Ensino Superior (IES) aderiram ao evento promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). Entre os dias 14 e 19 de setembro, foram registradas mais de 6 mil atividades em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente. A expectativa da ABMES é que em 2015 a marca de um milhão de atendimentos anual seja ultrapassada.

Neste ano, as instituições de ensino que participaram da Campanha poderão fazer automaticamente o download do Selo Instituição Socialmente Responsável após completar o cadastro de adesão no SisDia (www.sisdia.abmes.org.br). A certificação, concedida pela ABMES, comprova a toda a comunidade que a IES se preocupa com o bem estar social e com o desenvolvimento sustentável da população na qual está inserida.

A iniciativa, criada em 2005 como Dia da Responsabilidade Social, tem o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias realizadas pelas IES nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outras, direcionadas para sociedade. Participam da ação tanto as instituições particulares – associadas ou não a entidade - como as públicas e também aquelas vinculadas ao Sistema “S”. Cada instituição cadastrada na Campanha tem autonomia para definir a programação de atividades, bem como o local de realização do evento. 

Na opinião do presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, a Campanha cumpre seu papel principal de integrar os conhecimentos produzidos nas instituições com o oferecimento de serviços para a população. “A escola presta um serviço muito relevante com ações sociais e outras atividades que, no dia a dia, muitos cidadãos não teriam acesso tão fácil. Essas práticas são cada vez mais bem vistas e garantem um relacionamento mais próximo entre os alunos, professores e o público em geral”.  

Ao longo de 10 anos, a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular acumula números impressionantes. Cada edição contou, em média, com a participação de 600 IES em todo o País. Em toda a história do projeto, foram realizados mais de 10,3 milhões de atendimentos à população, por meio de 57.318 atividades. Estiveram envolvidos mais de 184 mil professores, quase 2 milhões alunos e cerca de 135 mil técnicos.  

 

Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES

Todas as Instituições que aderiram à 11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular podem participar da 9ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. O concurso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e as IES participantes concorrem a até R$ 10 mil.

Os vídeos poderão ser inscritos em até quatro categorias: documentário; cobertura jornalística; vídeo institucional e videoclipe. O vencedor de cada uma delas receberá prêmio no valor de R$ 2,5 mil. A critério da comissão julgadora, poderão ser conferidas ainda menções honrosas no valor de R$ 1 mil.

De acordo com o regulamento do Concurso, é preciso que os vídeos inscritos sejam enviados à ABMES (em mídia de DVD) e publicados em uma conta do Youtube sem restrições de acesso. O endereço eletrônico (URL) deve constar na embalagem da mídia.

O Concurso, que teve sua primeira edição em 2007, é um reconhecimento da ABMES às instituições que engajam seu corpo acadêmico na promoção de atividades de responsabilidade social. Em 2015, aproximadamente 700 instituições participaram da 11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, oferecendo em todo Brasil cerca de 700 mil atendimentos à comunidade.