Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 - 2ª edição

08/04/2021 | 9067

A pesquisa mostra o efeito direto da interrupção do Auxílio Emergencial no ingresso dos estudantes no ensino superior e de como o Enem 2020 impactou na intenção do investimento na graduação. Outro ponto de destaque são os cursos de Saúde que continuam crescendo na preferência de escolha dos futuros universitários



Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES39 | Retorno às aulas presenciais: o que querem os alunos

Confira a íntegra do Seminário virtual ABMES "Retorno às aulas presenciais: o que querem os alunos", realizado em 10 de agosto de 2021. Na ocasião, também foi realizada a solenidade de premiação da 24ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. 

Notícias

Ensino Superior: estudantes optam por retorno gradual e híbrido, afirma pesquisa da ABMES

Estado de Minas: Maioria dos estudantes pretende fazer a renovação da matrícula em 2021.2, mostra a pesquisa realizada pela ABMES

Jovens querem manter o sonho do ensino superior e preferem retorno gradual e híbrido das atividades presenciais

Pesquisa da ABMES/Educa Insights aponta que a volta deve priorizar as aulas práticas e que impacto na renda é uma preocupação maior que o risco de contaminação

Não sairemos da pandemia da mesma forma que entramos, diz diretor da ABMES

Correio Braziliense: Pesquisa realizada pela ABMES revela que 55% dos universitários pretendem retornar aos estudos presenciais de forma parcial

No 2º semestre, alunos querem parte das aulas presenciais e parte à distância, diz pesquisa de universidades privadas

Jornal Extra: Os dados são do “Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 – 4ª edição”, uma série de levantamentos realizados pela Educa Insights e a ABMES desde o começo da pandemia, mostra que a maioria dos estudantes deseja manter os benefícios das aulas remotas

Ensino híbrido agrada a estudantes de universidades privadas

Agência Brasil: Pesquisa realizada pela ABMES aponta que a maioria de seus alunos prefere o retorno parcial das aulas presenciais

No 2º semestre, alunos querem parte das aulas presenciais e parte à distância, diz pesquisa de universidades privadas

O Globo: Levantando da ABMES e da Educa Insights aponta que só 1% dos alunos não vai renovar a matrícula

Estudo mostra que 46% dos estudantes buscam EAD para graduação

Exame: Levantamento feito pela ABMES mostra que a pandemia acelerou transformação e ensino híbrido se torna tendência

Enquanto 62% dos recém-formados se sentem preparados para o mercado de trabalho, apenas 39% dos empregadores têm a mesma percepção

Essa é uma das conclusões de estudo divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Para evitar o colapso, é preciso preparar os jovens

Os empresários terão que assumir o papel de inclusão social, preparando suas empresas a garantir emprego, renda, treinamento e desenvolvimento

Manter alunos é o maior desafio do ensino superior

Com recordes de abstenção no Enem e incertezas no mercado de trabalho, universidades concentram esforços para conter a evasão

Ensino à distância se consolida na pandemia

Com os impactos da pandemia a modalidade EAD cresceu vertiginosamente, transformando vidas e mudando a forma de aprender e ensinar, mostra o levantamento realizado pela ABMES

"Perda do auxílio afastou o sonho da faculdade", aponta estudo

R7: Pesquisa realizada pela ABMES mostra que 56% dos estudantes adiaram o início do curso de graduação por falta de dinheiro

Mensalidade mais baixa motiva busca por ensino a distância em universidades particulares, diz pesquisa

G1: Levantamento realizado pela ABMES também aponta que auxílio emergencial influenciou 56% sobre decisão de iniciar graduação

Após interrupção do auxílio emergencial, 56% dos estudantes adiaram planos de ir à universidade

CBN: A pesquisa realizada pela ABMES apontou que as causas para a evasão do ensino superior

Interrupção do auxílio emergencial fez estudantes adiarem o sonho universitário

Pesquisa da ABMES/Educa Insights mostra que falta de suporte financeiro às famílias por parte do Governo Federal impactou negativamente no ingresso ao ensino superior de 56% dos futuros universitários