II Seminário Nacional - Evasão no ensino superior

| Categoria: Parceiros

Seminário: “Evasão no Ensino Superior: Razões, dados para comparação, formas de combate e casos de sucesso no Brasil e no Mundo”

Data: 22 e 23 de setembro de 2011

Local: Hotel Ilha do Boi – Vitória/ES

 

As instituições de Ensino Superior convivem com um fantasma que as assombra diariamente: a Evasão estudantil. Esse é, sem dúvida, um problema que atinge todas as Faculdade e Universidades privadas e públicas em todo o Brasil. Essa certeza está no prejuízo causado por ela, que, em um único ano, foi avaliado em nove bilhões de reais. No entanto, a grande parte dos envolvidos – Mantenedores, reitores, vice-reitores, pró-reitores e diretores – que reconhece a saída dos estudantes, desconhece os principais motivos, e acabam relacionando única e exclusivamente a evasão estudantil ao fator financeiro.

O problema está muito além do fator financeiro, embora muitos não consigam enxergar. Com participação em toda a estrutura administrativa das instituições e na estrutura familiar dos alunos, a evasão estudantil pode ser identificada, analisada e trabalhada a ponto de conhecer causas, conhecer o grau em cada universidade, possibilitar a redução desse índice e, conseqüentemente, proporcionar melhoras consideráveis na rentabilidade da instituição e na educação do país.

Com todo um conteúdo fundamentado em pesquisas, o evento reunirá um grupo de profissionais com vasta experiência no cenário acadêmico nacional – Instituto Lobo & Associados – para apresentar aos responsáveis pelas instituições os dados com os reais motivos do afastamento estudantil. O foco das palestras está em discernir as razões da evasão, apresentar números estatísticos para cunho comparativo, indicar formas de combate e prevenção a esse mal e justificar todas essas ações com exibição de cases de sucesso no Brasil e no mundo.

O evento, mais do que meramente informativo, tem a finalidade de apresentar de forma interessante um conteúdo tecnicamente capaz de capacitar os responsáveis pelas instituições para mensurar taxas de evasão, analisar os problemas freqüentes e, então, poder transformar dados complexos em planos de ação. Estes, fundamentais para viabilizar uma melhora real não apenas na educação, mas também na administração geral das instituições de ensino superior.



Vitoria/ES



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