A Portaria nº 14, de 3 de janeiro de 2020, estabeleceu o regulamento da edição 2020 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e definiu a data de aplicação da prova em 22 de novembro de 2020. A norma definiu a aplicação do exame para estudantes de cursos vinculados a 30 áreas que fazem parte do Ano II do Ciclo Avaliativo do Enade, que tem foco nos bacharelados e licenciaturas de ciências exatas e áreas afins, e, no caso dos cursos superiores de tecnologia, nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produto industrial.
Tendo em vista a pandemia da Covid-19, diversas Instituições de Ensino Superior (IES) tiveram que adaptar suas ofertas em razão das medidas restritivas e outras precisaram suspender as aulas. O impacto no regular funcionamento das IES é uma realidade que precisa ser considerada de modo que a realização do Enade neste cenário caótico não venha em prejuízo dos estudantes e, por conseguinte, das instituições.
Diante desse contexto, a ABMES convidou o Inep para promover um debate de extrema relevância para as IES, tendo em vista o peso que a nota do exame tem nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Quaisquer intercorrências que possam prejudicar a realização no Enade têm repercussões no CPC e, por conseguinte, no IGC.
Os participantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o tema, especialmente as que surgiram neste momento crítico da pandemia, acerca do comprometimento da fidelidade dos resultados da aferição obtida a partir do Enade.
Coordenação
- Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES
Participação
- Moaci Alves Carneiro – Diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep
- Tarcísio Ribeiro – Coordenador-Geral do Enade
- Fernanda Marsaro – Coordenadora Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior
- Sólon Caldas – Diretor executivo da ABMES
Data: 07 de julho de 2020, terça-feira
Hora: 10h30
Via YouTube (/redeABMES)
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