Data: 04 de agosto de 2015 (terça-feira)
Horário: Das 9h (credenciamento) às 12h30
Local: Auditório Victorio Lanza – Sede da ABMES – Brasília/DF
Valor: Associado - gratuito (mediante inscrição prévia)
Não associado – R$ 1.000 (mil reais)
Coordenação:
Gabriel Mario Rodrigues – Presidente da ABMES
Expositores:
* Cláudia Griboski - Diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC;
* Marília Morosini - Professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).
Debatedora:
* Carmen Luiza da Silva - vice-presidente da ABMES.
Eixo 2 do “Instrumento de avaliação institucional externa”, que subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação da organização acadêmica (presencial), contém na dimensão 2.9 o indicador “Internacionalização: coerência entre o PDI e as ações institucionais”, que, até o momento, só se aplica quando previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das instituições de ensino superior (IES). Sabemos, no entanto, que há uma tendência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) de, no futuro, definir este indicador como obrigatório para todas as IES.
Há uma série de vantagens de inclusão de programas de internacionalização por parte das IES, frente à importância da cooperação internacional para o desenvolvimento dos países. Mas esta não é uma tarefa fácil – e considerada até mesmo inviável para a maior parte das IES brasileiras.
Estudiosos, entre os quais se inclui Marília Morosini, professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), garantem que é possível e necessário que os alunos, mesmo sem passar pela experiência de intercâmbio, adquiram competências para se conectarem com o resto do mundo por meio de investimentos relativamente baixos, mas eficazes, como é o caso da chamada “internacionalização em casa”.
Surgem então algumas questões: Há espaços para se pensar em internacionalização? Por onde e como começar?
Tendo em vista o exposto, e em atendimento à demanda dos associados, a ABMES programou o evento em questão com os seguintes objetivos: a) conhecer o trabalho que vem sendo feito pelo Inep/MEC na definição de indicadores de avaliação na área da internacionalização e seus impactos no processo avaliativo; e b) aprofundar o conceito de internacionalização em geral e de “internacionalização em casa”, em particular, como possibilidade especialmente para as Pequenas e Médias Instituições de Ensino Superior (PMIES).
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