O que é mais importante do que captar e reter alunos para uma Instituição de Ensino Superior? Sem alunos não conseguimos realizar o nosso projeto pedagógico institucional. Sem alunos, não consolidamos nossas ações acadêmicas, não financiamos o projeto econômico da IES e não evoluímos como uma organização educacional voltada para a qualidade da produção acadêmica. Sem alunos, não existimos.
Ao longo dos anos as IES brasileiras investiram na força da publicidade e da propaganda para captar alunos. Lançavam suas campanhas e esperavam que os alunos aparecessem. Mas os tempos são outros. A Internet apresenta-se como uma força transformadora do comportamento de candidatos e alunos e surge como uma grande oportunidade para aumentar a eficiência e a eficácia nos processos de captação e retenção de discentes.
EMENTAS
Ementa Gestão da Captação: Marketing Digital: Portal da IES; SEO; Ads (Facebook e Google). Inbound Marketing: Conteúdo; Ofertas. Funil de Captação de Alunos: Fases do Funil; Taxas de Conversão. Personas: O que é uma Persona; Como criar Personas. Régua de Relacionamento: Definição da régua ideal para as personas; Automação da régua de relacionamento. Inscrição: Formulário ideal; Integração com mídias sociais; Formas de Pagamento. Mídias Sociais: Enxergando oportunidades de Captação nas redes sociais; ROI de Mídias Digitais (return on investments); Quais as mídias digitais que mais convertem inscrição, inscrição paga e matrícula. CRM (customer relationship management): Como utilizar um CRM para potencializar a captação de alunos. Sugestão: Organização do escritório de captação (atividade de aplicação).
Ementa Gestão da Permanência: Impactos da tecnologia: Modernidade, pós-modernidade e gestão da retenção. Equação de valor para pensar a permanência de alunos. Proposta para implantar um plano de relacionamento ao longo da vida. Síntese (forças e limitações). Evasão e gestão da permanência: Contornos conceituais. Causas da evasão. Mitos sobre evasão e o que funciona para fazer com que os alunos permaneçam. Passos para implantação da gestão da permanência. Modelo CDRD – Ciclos de Desempenho para Retenção de Discentes: a) Implantação – atribuições regimentais (Material); b) Implantação – primeira reunião (Material); c) Implantação – segunda reunião (Material). Atendimento passivo (Material). Proatividade - Controle de risco de evasão e indicadores. (Material). Ciclo básico de ações para implantar cronograma de gestão da permanência (Material). Instrumento para medir envolvimento do aluno com a IES / Curso (Material). Utilizando os egressos no auxílio à permanência. O EdgeRank como ferramenta de acompanhamento do aluno ao longo da vida.
SERVIÇO
GESTÃO DA CAPTAÇÃO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS
Inscrições até 5 de março
Carga Horaria 16h
Cidade Belo Horizonte/MG
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