A CONSAE realizará, em São Paulo, nos dias 20 e 21 de maio de 2013, o 17º Curso sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas das Instituições de Ensino Superior. O Curso apresentará as normas em vigor para o registro de diplomas e discutirá suas limitações para o adequado processamento das inovações realizadas na área acadêmica.
Ainda que a maioria das mudanças em curso seja do conhecimento dos professores e técnicos que trabalham na administração, acompanhamento e controle da vida acadêmica, bem como daqueles que são responsáveis pela elaboração e registro de diplomas e certificados, esses atores estão, cada dia mais, tendo que responder a novas demandas, desdobramentos administrativos das mudanças ocorridas na esfera acadêmica dos cursos. Essas alterações, substantivas, até o momento não têm levado em consideração os impactos que produzem nos setores responsáveis pela administração e registro dos fatos da vida escolar e de seus títulos. Na prática cotidiana das IES os setores de controle acadêmico e de elaboração e registro de diplomas passam a ter que responder às novas situações sem a existência de regulamentação clara, o que tem gerado muita perplexidade e confusão, além de respostas diversas para questões semelhantes.
Neste Curso pretende-se discutir e analisar os principais problemas enfrentados pelas instituições nessa área e, também, propor medidas de cunho administrativo/normativo que permitam aos setores de acompanhamento, controle e registro da vida escolar do aluno, bem como daqueles voltados para a elaboração e registro de diplomas e certificados, adequar-se para atender às novas exigências normativas para o ensino superior.
PÚBLICO ALVO
- responsáveis e funcionários do setor de registro de diplomas de universidades e centros universitários;
- responsáveis e funcionários do setor de elaboração de diplomas de Instituições Isoladas de Ensino Superior;
- funcionários de outros setores envolvidos com o assunto.
OBJETIVOS
- avaliar o impacto das novas normas para o ensino superior nos setores responsáveis pelo registro acadêmico e pela elaboração e registro de diplomas e certificados;
- levantar os problemas centrais atualmente existentes no setor de elaboração e registro de diplomas e certificados;
- conhecer e comparar modelos adotados por universidades públicas (que tradicionalmente realizavam o registro de diplomas), de universidades privadas, de centros universitários e de institutos federais (que já realizam o registro de diplomas) com aqueles adotados pelas IES em que trabalham;
- propor às instâncias administrativas das IES sugestões de normas que visem facilitar e aperfeiçoar o trabalho de acompanhamento e registro da vida escolar do aluno e do registro de diplomas e certificados.
Na educação superior, tão importante quanto a oferta de um ensino de qualidade, de uma infra-estrutura adequada, de um corpo docente capacitado e de uma coordenação competente, é a qualidade de seus controles e registros, que permitirão às Instituições alcançarem um alto nível de segurança e eficiência nas atividades desempenhadas e nas informações prestadas à comunidade acadêmica e aos órgãos oficiais de avaliação e controle.
Preparado pela Equipe da CONSAE, sob coordenação da Prof.ª Abigail França Ribeiro, o 17º Curso sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas das Instituições de Ensino Superior está estruturado para permitir ampla troca de informações entre os participantes e entre esses e a palestrante.
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