O Seminário tem como objetivo principal debater as conquistas e os desafios da formação de docentes, por meio da análise de experiências internacionais na área de educação assim como debater a Educação Comparada no contexto das necessidades de aperfeiçoamento de professores da educação básica.
O evento contará com a presença de grandes especialistas nacionais e internacionais que discutirão temas como a formação de professores nos Estados Unidos e na União Europeia e a importância e os limites da educação comparada na formação de professores. Será adotada a dinâmica de mesas- redondas, coordenadas para dialogar, compreender e socializar experiências e reflexões sobre os avanços conceituais da educação comparada e os impasses e desafios do "empréstimo de idéias".
O Seminário converge para um momento crucial da história da educação no Brasil em termos de investimento na formação inicial e continuada de milhões de professores da educação básica, que pode se beneficiar de estudos internacionais comparados, de modo a subsidiar o processo de renovação já amplamente institucionalizado pela Capes em programas de pós-graduação no país e no exterior..
Este esforço em reunir expertise no assunto e sensibilizar quanto à relevância do tema culmina com o lançamento do livro "Educação Comparada – Panorama Internacional e Perspectivas", organizado pelo Prof. Robert Cowen da Universidade de Londres e Prof. Andreas Kazamias da Universidade de Wisconsin-Madison, obra que analisa criticamente os desafios desse campo de estudos e suas perspectivas para o futuro.
O público consistirá de docentes e discentes da área de educação, Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação, dirigentes e funcionários do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, Coordenadores de Observatório da Educação, Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência, Coordenadores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, e Coordenadores do sistema Universidade Aberta do Brasil, Diretores de Faculdades de Educação, membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e da Educação Básica (CTC-EB), e todos aqueles profissionais vinculados à temática da Educação Comparada.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 17 de março.
Programa Preliminar Seminário Internacional Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente
(Autoridades a confirmar) 9h20 – 10h: Apresentação do Livro 10h30 -11h30: Mesa Redonda: Formação de Professores nos Estados Unidos e na União Europeia Tarde 14h30- 15h30: Mesa Redonda: Importância e limites da Educação Comparada na formação de professores
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