Por Celso Niskier
Nesta publicação é apresentado, de forma detalhada, o modelo dos quadrantes híbridos, bem como o contexto das transformações que nos conduziram para a sua construção e o que temos feito para que a transição da educação do século 20 para o século 21 se torne realidade.
Sumário
Apresentação
Introdução
Respostas em tempos de crise
O que pensam os estudantes
Avanços na avaliação híbrida
Bases normativas para a educação híbrida
Os quadrantes híbridos
Quadrantes híbridos na prática
Considerações finais
Anexo
Documento: A hora do Ensino Híbrido chegou?
Data: 09/11/2021
Autor: João Vianney - Consultor de Educação a Distância da Hoper Educação
DownloadDocumento: Os Quadrantes Híbridos na Educação Superior
Data: 09/11/2021
Autor: Maximiliano Damas - Assessor da presidência da ABMES e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UniFOA
DownloadConfira a íntegra do seminário "Os quadrantes híbridos da educação superior brasileira", realizado em 09 de novembro de 2021, e transmitido pelo canal da Associação no YouTube.
Coordenação
Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES
Participação
Maria Helena Guimarães de Castro – Presidente do Conselho Nacional de Educação
João Vianney – Consultor de Educação a Distância da Hoper Educação
Max Damas – Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA
Confira a íntegra do Seminário virtual "Educação híbrida e os novos quadrantes do ensino e da aprendizagem", precedido por um bate papo com o Ministro da Educação Milton Ribeiro. Conheça ainda os vencedores da Edição Especial do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES.
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Ao perceber que o conceito de Quadrantes Híbridos, lançado pela ABMES em novembro de 2021, havia começado a se materializar em ações dentro das Instituições de Educação Superior (IES) e que, naturalmente, inúmeras dúvidas sobre a sua implementação surgiriam, a Associação organizou, em parceria com a DreamShaper, um Grupo de Trabalho (GT) para esclarecer e aprofundar as questões decorrentes da implementação dos quadrantes híbridos, bem como trazer cases de instituições que já iniciaram o processo de organização das suas atividades de ensino-aprendizagem nesse novo formato, dos quadrantes.
Este e-book tem a proposta de esclarecer as principais dúvidas e dores encontradas pelas IES e discutidas no GT, que vão desde aspectos regulatórios, passando pela reorganização dos projetos pedagógicos até a formação docente.