A educação não pode parar - Celso Niskier

A educação não pode parar - Celso Niskier

Por Celso Niskier

Nas páginas deste livro está uma síntese dos desafios, conquistas e pautas que marcaram a educação superior brasileira nos últimos anos. A narrativa é apresentada por meio dos 100 artigos publicados por Celso Niskier no ABMES Blog entre abril de 2015 e março de 2021, com destaque aos veiculados a partir de maio de 2019, quando assumiu o cargo de diretor presidente da Associação e passou a colaborar semanalmente com o blog.


Sumário
 
Currículos e metodologias educacionais
A escola deve dar o exemplo
Tecnologias disruptivas e o novo contexto global da educação
De volta para o futuro
EAD: fato ou fake?
A educação no Reino de Oz
De que professor precisamos?
Educação com afeto
Mais do que aprender, empreender
A corrida pela Inteligência Artificial
A importância da educação a distância
Empreendedorismo se aprende na escola
De olho no futuro e na revolução educacional
Um caminho sem volta
Desafios da inovação educacional
O papel do capital humano na era pós-digital
A educação do caráter
Aprendendo a desaprender
Educação empreendedora e cidadã
Educação Midiática: uma necessidade atual
Pare. Respire. Observe.
Inteligência Artificial na educação: caminho sem volta
 
Gestão educacional
Se não nós, quem?
Eficiência na captação de alunos
Um mergulho no autoconhecimento
O desenvolvimento da inteligência emocional na formação e na prática
A revolução das EdTechs
Mulheres educadoras
Gestão educacional disruptiva
Um matemático na Flórida
A LGPD e a cultura da privacidade nas IES
 
Responsabilidade social da educação superior particular 
na pandemia
Professores empreendedores
Vidas negras importam, e elas precisam respirar
A reinvenção do professor
O tempo urge
Novo normal, novos tecnólogos
 
Políticas públicas
Pátria livre e educadora
Burocracia: mal necessário? Definitivamente, não
Nós temos a força
Futuremo-nos
Simplificar para avançar
O fim do futuro?
Os desafios de 2020
Premissas para autorregulação da educação superior
Por que onerar o futuro dos jovens?
Conselho Nacional de Educação como órgão de Estado
Atual Reforma Tributária ameaça futuro dos jovens
Papo vai, papo vem
Números que nos movem
Uma avaliação para o século 21
A educação não pode parar
 
Representatividade
O Brasil tem jeito
Inovar para não perecer
Um congresso histórico
Inovação como forma de inclusão
ABMES comemora dupla maioridade
Por uma ABMES mais inclusiva, propositiva e inovadora
Representatividade e interlocução no universo da educação superior
CBESP 2019: inovação e diversidade na agenda da educação superior
Os novos inconfidentes
O Rio de Janeiro continua lindo
A caminho da quinta década de existência
Justo reconhecimento
Jornalismo de impacto e transformação social
Hora de fazer a diferença
Um dragão na educação superior
Uma academia bem educada
Em busca do dragão chinês
A nova rota da seda
As muralhas do conhecimento
O simbolismo do ciclo
Vamos falar sobre o futuro da educação e do trabalho?
UniCarioca 30 anos: uma história de garra e talento
Um ano especial
Esperança de um futuro melhor
Novos horizontes da internacionalização
O mundo volátil
Conectados com você
Um ministro sereno
Ano vai, lições ficam
ABMES 2020: da reinvenção aos resultados
Um educador de visão
Com fé, um bom ano
Lições do passado para construir o futuro
Vamos conversar?
Educação, substantivo feminino
Últimas a fechar, primeiras a abrir
 
Pandemia de Covid-19
Medidas de contenção e o exercício da cidadania
Muita calma nessa hora
Aulas remotas ou EAD?
Manifesto pela educação brasileira
Coronavírus e a capacidade de adaptação dos estudantes brasileiros
Ciência, consciência e paciência
Covid-19: guerra ou tsunami?
Está em nossas mãos
Liberdade com responsabilidade
Oportunidade histórica
Volta às aulas presenciais: segurança e responsabilidade
Reinventando o local de trabalho
Educação é atividade essencial