Retrata o perfil macro dos egressos do ensino superior no Brasil. Além de diversas fontes de dados, o levantamento apresenta informações inéditas coletadas por meio de pesquisa primária.
Documento: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc) - 2017
Data: 11/04/2018
Autor: IBGE
DownloadArtigo assinado pelo vice-presidente da ABMES, Celso Niskier, juntamente com o diretor executivo, Sólon Caldas, e com a consulta internacional da Associação, Lioudmila Batourina, publicado em 13 de maio no site internacional "Inside Higher ED"
Artigo assinado pelo vice-presidente da ABMES, Celso Niskier, e pela consulta internacional da Associação, Lioudmila Batourina, publicado no site internacional "Brazil Monitor" em 14 de maio de 2018
Correio Braziliense: "Os alunos são um público cada vez mais exigente que não aceitará pagar para não ter algo satisfatório", observa Solon Caldas
Correio da Bahia: Segundo a última pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedora de Ensino Superior (ABMES), 81% dos jovens entrevistados pretendem cursar a Universidade dentro dos próximos três anos
Diplomados ganharam R$ 5.110, contra R$ 1.727 daqueles com nível médio
Artigo publicado no jornal Correio Braziliense no dia 5 de abril de 2018 fala sobre a importância das instituições de educação superior se moldarem ao novo cenário mundial para que o Brasil se equipare, num futuro próximo, aos países desenvolvidos
Influência de pais, amigos e das formas de ingresso oferecidas pela instituição também foram mapeadas
O estudo Educação superior em Minas Gerais: contexto e perspectivas, mostra que engenharia e TI são as áreas que mais absorvem alunos
Com o novo formato, universidades e faculdades terão participação maior no comprometimento com garantias para o pagamento de dívidas dos estudantes
A nova Lei do Fies tornou mais claras as regras que explicitam quais descontos não são considerados regulares e de caráter coletivo instituídos por liberalidade das instituições
Gazeta do Povo: Pesquisa realizada pela ABMES constatou que, entre os alunos concluintes de 2015 e 2016, 75% levaram mais de um ano para iniciar uma graduação
Demanda por educação no país é alta, mas, com o apoio do governo, as instituições de ensino superior (IES) particulares estão se expandindo e atendendo às necessidades da sociedade
A conclusão é resultado de levantamento realizado pela ABMES em parceria com a Educa Insights
Novo estudo realizado pela ABMES em parceria com a Educa Insights traz análise macro da realidade da Educação Superior Brasileira
Notícia veiculada pela revista Veja aborda o levantamento feito pela ABMES que traça um paralelo dos gastos por aluno na educação pública superior com os investidos per capita no Fundo de Financiamento Estudantil
Em 2015, no último levantamento disponível, o Inep computava 8 milhões de alunos matriculados em cursos de graduação no Brasil
Segundo Sólon Caldas, diretor-executivo da ABMES, o que motivou essa inversão no perfil da idade dos alunos calouros foi o Fies, o programa de financiamento estudantil do governo federal
Diretor-executivo da associação que congrega mantenedoras de instituições de ensino superior fala sobre as dificuldades enfrentada pelos alunos
Parceria da Associação com a Educa Insights aponta benefícios da conclusão do ensino superior no aumento de salários e a importância das instituições particulares na formação dos estudantes
Em entrevista à Reuters, Sólon Caldas mencionou que alunos sem condições de pagar mensalidade raramente conseguem entrar em universidades públicas renomadas devido à formação insuficiente
Ano 3 Nº 9 13 de abril de 2016
Nesta semana, a Coluna Educação Superior Comentada analisa a necessidade da educação para a cidadania
Ano 5 - Nº 27 - 23 de agosto de 2017
Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, faz uma avaliação das modificações ocorridas na nova regulamentação do Fies e que impactarão diretamente as instituições de ensino. Entre os destaques, ele menciona o crescimento de encargos tanto para as IES quanto para os estudantes