Detalhe

ABMES participa de seminário sobre o papel das IES no desenvolvimento regional

17/04/2018 | Por: ABMES | 3462
Freepik

Com o objetivo de debater a criação de Centros de Desenvolvimento Regionais (CDRs) nas instituições de educação superior (IES), o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) realiza amanhã (18), em Brasília/DF, o Seminário Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: Parcerias, Iniciativas e Perspectivas.

Contando com a participação da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), de parlamentares, autoridades do executivo, reitores, pesquisadores e especialistas no tema, o evento acontecerá no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, das 9h às 18h.

“A criação de CDRs nas universidades é essencial para o desenvolvimento social. A participação da ABMES no evento tem como objetivo o compartilhamento de ideias e trocas de experiências com os demais interlocutores”, avalia Bruno Coimbra, assessor jurídico da Associação. 

A proposta de criação dos CDRs nasceu a partir de estudo realizado pelo Cedes (Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios). A elaboração do trabalho levou cerca de dois anos e contou com o envolvimento de mais de 30 entidades do poder público, da iniciativa privada, da sociedade civil e, em especial, da rede das instituições de ensino superior.

Para saber mais acesse https://bit.ly/2Hu4dtK.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Matéria | ABMES participa de seminário sobre o papel das IES no desenvolvimento regional

A ABMES participou em 18 de abril, na Câmara dos Deputados, do seminário "Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: Parcerias, Iniciativas e Perspectivas". Saiba mais na reportagem da ABMES TV: 

Notícias

Faculdades do futuro: em 5 anos, modalidade de estudo online deve superar educação presencial no Brasil

Pesquisa também revela que "presencialidade" das aulas práticas praticamente extingue a resistência à EAD

Ensino a distância cresce mais que presencial, mas gera desconfiança

Terra: Segundo Niskier, a educação vem se transformando como um todo e não é possível fugir das ferramentas digitais nem mesmo no ensino presencial

Número de contratos do Fies cai para o menor patamar em seis anos

Bom Dia Brasil: Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, fala sobre as alterações no Fies que dificultaram o acesso dos estudantes ao financiamento estudantil

Seminário ABMES apresenta casos de sucesso e estratégias para captação e retenção de alunos

Encontro promovido pela ABMES em 8 de maio de 2018, em Brasília/DF, foi uma oportunidade para troca de experiências e conhecimento entre IES

Os reflexos da crise nas faculdades particulares

Correio Braziliense: "Os alunos são um público cada vez mais exigente que não aceitará pagar para não ter algo satisfatório", observa Solon Caldas

Cortes reduzem em 80% número de alunos beneficiados pelo Fies

Correio do Estado: A redução ocorreu depois de mudanças no programa, iniciadas em 2015 e que endureceram as regras para liberação do financiamento; o cenário deve piorar

Novo Fies e o impacto na captação de alunos

Queda no número de estudantes que chegam às IES por meio do programa de financiamento governamental exige que as instituições repensem suas formas de captação e retenção de discentes

Coluna

Educação Superior Comentada | O alcance do conceito de sede das instituições de educação superior

A Coluna Educação Superior Comentada desta semana esclarece o alcance do conceito de sede das IES. De acordo com o especialista, seja em sede de manifestações de interpretação do contexto normativo, seja em sede do marco regulatório da educação superior propriamente dito, resta adotado um conceito claro e inequívoco de sede de uma instituição de educação superior, sendo este entendido como o limite territorial do município indicado em seu ato válido de credenciamento ou recredenciamento